quarta-feira, 28 de junho de 2017

História da Arte | Da Vinci - Génio multifacetado

    Leonardo da Vinci é extremamente conhecido por ser o criador da mais famosa obra de arte do mundo, a "Mona Lisa". Mas Leonardo não foi só um génio da pintura. Para além das suas aptidões nesse campo da arte, foi arquiteto e escultor, para além de músico e poeta. Mas os seus conhecimentos ultrapassavam a arte, pois foi matemático, anatomista, biólogo, cartógrafo e inventor.


    Da Vinci acreditava que para se poder representar bem os movimentos humanos era necessário estudar o corpo humano em si, e para isso dissecou mais de 20 cadáveres, entre eles o de uma grávida, sendo o primeiro a estudar um feto. Os seus desenhos do corpo humano são de uma precisão espantosa para o seu tempo, tendo representado músculos, ossos e órgãos do corpo.

    Uma grande paixão deste humanista era a biologia, sendo amante dos animais e das plantas. Isso percebe-se nas suas pinturas, em que todas as plantas representadas são reais. Mas talvez o seu ofício mais desconhecido seja o de cartógrafo. Leonardo trabalhou para César Bórgia, filho e comandante do exército do papa Alexandre VI. Da Vinci cartografou regiões e cidades do norte de Itália durante 2 anos, sendo elogiado pela enorme precisão, oferecendo vitórias rápidas a Bórgia.

    Por fim, a bicicleta, o pára-quedas e o tanque de guerra, tudo invenções de um passado muito recente, certo? Mais ou menos. Da Vinci desenhou nas suas notas vários engenhos, mas que nunca foram postos em prática no seu tempo, visto que ninguém o patrocionou. Entre representações anatómicas, ideias para máquinas, ou simplesmente desenhos de caras cómicas ou de cavalos e gatos, Leonardo deixou-nos cerca de 13000 páginas de apontamentos, das quais poucas restaram até hoje. Deixo-vos algumas delas.
Imagem relacionada
Desenho de feto
Resultado de imagem para desenhos anatomicos de leonardo da vinci
Desenho de órgãos do corpo
Resultado de imagem para mapa da vinci
Mapa de Imola

Sem comentários:

Enviar um comentário